quarta-feira, 30 de maio de 2012

Fitojoinville no Fórum Regional

Fitoterápicos são abordados no Fórum Regional "A Saúde tem Remédio"


A Secretaria da Saúde de Joinville marcou presença no primeiro dia do Fórum Regional “A Saúde tem Remédio”, nesta segunda-feira (28/05). Entre os convidados para discutir o tema saúde, a coordenadora do Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da Prefeitura de Joinville, Edite da Silva, e a responsável pela implantação dos fitoterápicos na saúde pública do município, Eliane Moreno Dias, abriram a tarde de palestras com a fala sobre “As vantagens da fitoterapia e o exemplo de Joinville”.
A cidade é a pioneira em Santa Catarina na criação de um programa de plantas medicinais e fitoterápicos, o FitoJoinville. A implantação dos fitoterápicos na saúde pública é uma questão antiga, que foi retomada em 2008, tornando-se Lei municipal sancionada em 2010. Uma das questões que fomentou a discussão sobre o assunto em Joinville, segundo Edite, foi a retomada de valores que têm se perdido, de forma a incentivar atos mais saudáveis para o dia a dia.
O Programa FitoJoinville conta com parcerias de fundações, universidades e instituições para o cumprimento dos níveis do projeto que vão desde a capacitação e educação de agricultores e profissionais da saúde até a implantação dos fitoterápicos na rede pública. De acordo com Edite, o sucesso do programa diz respeito também aos envolvidos. “Existe vontade política e compromisso de pessoas que querem que os fitoterápicos aconteçam”, afirma.
No início do programa, sete unidades de saúde estarão habilitadas a distribuir os fitoterápicos na cidade, a partir do segundo semestre de 2012. São elas: Rio da Prata, Estevão de Matos, Aventureiro II, Dom Gregório, Boehmerwald II, Nova Brasília e Vila Nova Rural. Das 11 medicações básicas à base de plantas que o Sistema Único de Saúde libera, Joinville começará distribuindo oito: alcachofra, aroeira, cáscara sagrada, garra do diabo, isoflavona da soja, unha de gato, espinheira santa e xarope de guaco.
A fala das representantes do FitoJoinville despertou a curiosidade da comunidade. Lourenço Joenck, presidente da Associação de Moradores do Parque Douat, participou da palestra para entender sobre as plantas medicinais e levar as informações à comunidade que já trabalha com hortas comunitárias. “Fiquei satisfeito em saber que receberemos capacitações para saber como as hortaliças que já plantamos podem trazer benefícios à saúde”, disse.





Nenhum comentário:

Postar um comentário