FitoJoinville


O QUE É O FITOJOINVILLE ?


    O Programa Municipal de Plantas medicinais e Fitoterápicos nasceu da necessidade de repensar o Modo de Vida adquirido nos últimos anos. A vida urbana, agregada aos interesses do poder econômico, acarreta na perda de valores das pessoas, no fim de costumes e cada vez mais as faz acostumar-se com esse novo modelo. Sendo assim, a vida torna-se cada vez mais desregrada; alimentos enlatados, o uso de agrotóxicos na produção de alimentos, sedentarismo, intoxicação através de remédios e hábitos errados de alimentação resulta nas doenças, conseqüentemente a necessidade de construção de mais hospitais, mais postos de saúde, aumentando muito os recursos gastos para combate de doenças, que na maioria das vezes poderiam ser prevenidas.

O FITOJOINVILLE tem a finalidade de propor e realizar ações educativas para o uso correto das Plantas Medicinais, e também desenvolver hábitos saudáveis para o aumento da qualidade de vida da população, visando a promoção e a prevenção da saúde, em parceria com: universidades, poder público, igrejas e outros.


COMO SURGIU? 
Em Joinville durante muito tempo, vários segmentos como: Associação de moradores,  profissionais de saúde e a Pastoral da Saúde, se organizavam no sentido de buscar  implementar como política pública o uso de medicamentos fitoterápico, como mais uma opção terapêutica ao usuário do SUS, moções foram apresentadas em conferências de saúde, buscando sensibilizar o poder legislativo e executivo. 

     SOMENTE EM 2009 - O PODER PÚBLICO (Executivo) Iniciou-se uma articulação para implantar a Lei 6.774/10 - sancionada em 04 de Outubro de 2010.  (Dia de São Francisco de Assis).


Um comentário: